Uma casa de todos

Uma casa de todos

5 de julho de 2015

Bifanas de Vendas Novas

A partir dos 4:37, diz este senhor que as bifanas de Vendas Novas "... são uma aldrabice... nunca houve lá bifanas ... é uma mania nova.."


Ora bem... sendo eu de Vendas Novas devo dizer que há cerca de 30 anos que se vendem as belas das bifanas. Claro que tudo começou de uma forma humilde e sem a febre de norte a sul a que assistimos hoje em dia. O estabelecimento onde as bifanas começaram a tornar-se "famosas" ainda existe, na Boavista (à entrada de Vendas Novas, quando se vem de Pegões). Aliás, o estabelecimento chama-se precisamente Café Boavista. 


A procura tornou-se cada vez maior. Vendas Novas é atravessada pela E.N.4 e muitos viajantes por aqui iam parando e levando o nome das bifanas por Portugal fora. A expansão foi inevitável e começaram a surgir na zona da Boavista vários estabelecimentos dedicados à venda das bifanas. Hoje em dia são muitos mas o crescimento obviamente foi gradual. 

 

Na sequência deste crescimento, as bifanas tornaram-se marca registada pelo Município de Vendas Novas, em 2011.

Para quem não conhece, Vendas Novas é uma cidade do distrito de Évora, que deve o seu nome a umas estalagens que aí foram construídas em tempos idos. As estalagens (ou "vendas", na altura) eram as "vendas novas", por já existirem outras estalagens no caminho da Posta (Correio).

Já agora, voltando ao assunto da gastronomia com que iniciei, saiba que nesta localidade pode terminar uma refeição com uma granada. A granada é o doce típico de Vendas Novas e também não é... uma mania nova...

2 comentários: